Corsan e Sulgás fazem parceria para pesquisa

18/07/2019

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás) vão realizar estudos e projetos de pesquisa para utilização de biogás e biometano. Convênio que oficializa a parceria foi assinado pelo diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, e pelo diretor-presidente da Sulgás, Antonio Rafael Cereser Pezzella.

O objetivo é unir esforços com a finalidade de estudar e realizar projetos de pesquisa para utilização de biogás e biometano produzidos a partir do processo de tratamento de esgotos.

Durante um ano serão feitas, por meio da Diretoria de Inovação Relacionamento e Sustentabilidade da Corsan, análises do biogás produzido nas ETEs (Estações de Tratamento de Esgotos) de Canela, Lajeado, Glorinha, Xangri-lá e São Jorge (Capão da Canoa). Com o resultado dos estudos, poderá ser avaliado o potencial de produção e a viabilidade comercial dessa nova fonte para fornecimento energético.

Ascom Corsan

ATENÇÃO AO CENTRO DE CULTURA

18/07/2019

O Centro de Cultura Basílio Conceição recebendo a atenção que precisa e merece. Já foram reformadas as estruturas internas do telhado e, agora, a parte do forro de Gesso com a recuperação das placas danificadas e a finalização com a pintura. As reformas estão sendo realizadas com recursos próprios da municipalidade.

Ediçao/fotos: DECOM PMAG

Agentes educacionais começam a trabalhar em escolas no Estado

18/07/2019

O governo do Estado autorizou o chamamento de 430 profissionais aprovados em concurso público realizado pela Secretaria da Educação (Seduc), em 2014. A medida irá melhorar os serviços prestados nas escolas públicas de todo o Rio Grande do Sul.

Nomeados no dia 28 de junho, os novos servidores estão prontos para atuar como agentes educacionais em cinco áreas: técnico em nutrição e informática; administrador escolar; tradutor em libras; e assistente financeiro.

O secretário da Educação, Faisal Karam, comemorou a decisão. "Quero agradecer ao governador Eduardo Leite e aos secretários da Fazenda e da Casa Civil por priorizarem a educação. Essas nomeações vão melhorar os recursos e evitar um aumento de gastos no futuro, suprindo carências nas escolas de todo o Estado."

A medida aliviará a defasagem de profissionais existente nas 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) do governo do Estado.

Cada coordenadoria é responsável pelas políticas relacionadas as suas regiões, tendo como atribuições coordenar, orientar e supervisionar escolas, oferecendo suporte administrativo e pedagógico.

Além disso, as CREs buscam a integração entre alunos, famílias e a comunidade, gerando oportunidades de diálogo e de interação que promovam o compartilhamento de informações e a construção de conhecimento.

SECOM/RS

Aplicativos


 Locutor Ao vivo


Studio FM 104.9

Studio FM 104.9

Top 5

01.

Zé Neto & Cristiano

Estado Decadente

02.

Henrique & Juliano

Cidade Vizinha

03.

Jorge e Mateus

Coração Calejado

04.

Marília Mendonça

Bem Pior Que Eu

05.

Felipe Araújo Part. Ferugem

Atrasadinha

Anunciantes